sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Unhas: cor, formato, tamanho. O que usar?



Nesse post, vamos falar de como você pode valorizar suas mãos! Já fique sabendo: mãos, dedos e unhas são como cabelos: tudo muda de uma pessoa para outra!
Por isso, aquela unha quadrada e comprida que deixa a mão da sua amiga muito linda, pode não combinar com você.
A maioria das pessoas, incluindo algumas manicures, acha que optar por unhas compridas ou curtas, redondas ou quadradas, está muito mais associado à preferência do que qualquer outra coisa. Esse é o primeiro engano.
Assim como um bom corte de cabelos valoriza o rosto, o tamanho e o formato das unhas também podem valorizar as mãos. E também se engana quem pensa que mãos gordinhas ou dedos curtos tem influência na escolha.


1º - O Formato do Leito da Unha e a Escolha do Formato Ideal de Unha

O leito da unha é aquela parte do dedo sobre a qual a unha se apóia. Basicamente é aquela parte abaixo da unha e a pontinha do seu dedo. Observe o formato do leito da sua unha (basicamente é só observar a ponta do seu dedo) e só então defina o formato da sua unha.
*Se ele é curto e largo, as unhas quadradas retas no centro com os cantos arredondados ficam melhor.
*Se o leito da sua unha é comprido e grande, unhas quadradas (mas não tão retas), levemente arredondadas ficam melhores.
*Se o leito da sua unha é estreito, alongado e a ponta ovalada, prefira unha quadrada bem retinha.
*Se o leito é proporcional, bem oval, sorte sua, você pode usar basicamente o que quiser.
*Quando for irregular e tortinha, opte pelo formato quadrado.

2º - A Escolha do Comprimento Ideal

Agora fica muito mais fácil escolher o comprimento. Vale lembrar que unhas muito curtas não valorizam dedinho algum e muito menos as curtas de tanto roer (roer unhas além de feio facilita infecções. Fique longe!)
Quem opta por unhas curtas, sabe que elas são práticas, resistentes, e não atrapalham em tarefas simples como digitar e escrever. Isso sem falar que ainda têm a vantagem de alongar os dedos e ficarem mais elegantes!
Agora uma dica de ouro, que serve para muitas mulheres: o comprimento médio é super democrático, pois ajuda quem tem dedos curtinhos e mão gordinha e também disfarça dedos muito finos e compridos.
Unha compridona, é totalmente over. Em ambiente de trabalho, nem se fala. Com o uso do computador, aquele tec-tec no teclado é irritante, sem contar que com o "trauma" das digitações as unhas ficam cheias de ondulações, muito feias e quebradiças. Melhor deixá-las preservadas e livre do acúmulo de sujeiras.


3º - Redonda ou Quadrada?

Fique atenta! Uma boa manicure sabe que arredondar demais as unhas, seja das mãos ou dos pés, é pedir para que elas fiquem encravas, e ganhem uma micose ou infecção de brinde! Nada pior!
A unha deve ser cortada reta e, depois, se quiser (e considerando o que já falamos antes) você pode dar uma ligeira arredondada nos cantos e na ponta. Nada de enfiar a lixa no canto da pele, ok?
Quanto mais curtas, mais retinhas. Os ovais, arredondados, e outras formas devem ser dadas somente à ponta das unhas, bem depois que elas saírem do leito.

4º - A Cor Ideal

As mulheres amam esmaltes! Isso é fato! Mesmo a mais básica das mulheres, aquela que só usa um branquinho passa por todos os tons de branco e faz inúmeras combinações.
Mesmo estando de olho nas tendências da moda, você ainda pode optar por tons de esmalte que combinem e valorizem a sua pele. Resumindo: os esmaltes aparentam grandes diferenças dependendo do tom de pele.
Algumas dicas são bem básicas:
*As pessoas muito clarinhas, rosadinhas, devem tomar cuidado com os vermelhos. Há quem diga que não fica bem, mas fica sim. Basta optar por vermelhos com fundo azulado e evitar os alaranjados demais. Os tons nude também tendem a desaparecer nesse tipo de pele, por isso é essencial optar por tonalidades mais puxadas para o rosa.
*Quem tem tom de pele amarelado, como as orientais, precisa tomar cuidado com os tons de bege, que tendem a amarelar. Os tons que tendem a pink formam um contraste muito interessante. Pela presença do amarelo, os vermelhos alaranjados também podem não ficar legal. Melhor optar pelos vermelhos mais clássicos e fechados.
*As morenas têm a vantagem de tornar quase todos os tons mais claros e mais brilhantes. Assim, os brancos sobressaem muito mais nas nãos das morenas. O cuidado, nesse caso, é observar se esse é o efeito desejado. Se não for, é só escolher tonalidades mais fechadas e próximas do tom da pele.

Dicas

*Nós só sabemos a cor do esmalte quando ele está na unha. Por isso, antes de começar o seu ritual, experimente as diversas tonalidades e observe a que fica melhor.

*Mesmo no seu ambiente de trabalho, você não precisa se privar dos novos lançamentos e mesmo de toques de ousadia nas suas unhas. O segredo é mantê-las curtas e, nos dias em que ousar um pouco mais no esmalte, adotar um make e um visual mais clássicos, para que as unhas sejam seu único toque de ousadia.

*É claro que bom senso manda em tudo. As unhas complementam a imagem que você quer passar. Por isso, cuidado.

*Nós demos as dicas sobre os tons de pele e esmaltes. Mas é lógico que o que deve prevalecer é a sua preferência! Escolha à vontade e fique sempre linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário