quinta-feira, 1 de julho de 2010

Guia de beleza parte 2: como cuidar de cabelos oleosos!



Chegou a vez de quem tem fios oleosos. Confira as dicas valiosas by Cesar Diniz!

Passo 1: Lavar com shampoo
Pessoas com fios oleosos devem lavá-los todos os dias com água morna ou fria (nunca use água quente, porque o calor estimula a produção de gordura). Utilize sempre xampus anti-oleosidade, que contêm substâncias como limão, hamamélis, joborandi e castanha-da-índia, por exemplo. Com os cabelos molhados, coloque o xampu, massageando o couro cabeludo. Mas atenção: essa massagem deve ser feita com a ponta dos dedos e não com as unhas. Esse movimento ativa a circulação e deixa os cabelos mais bonitos. Depois de passar o xampu nos fios, enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso do produto.
O hair expert afirma: "É recomendado que se utilize um xampu anti-resíduos uma vez por semana, para eliminar as impurezas e os resíduos de produtos. Esses restos enfraquecem os fios, podem quebrá-los e tirar o brilho do cabelo."

Passo 2: Usar condicionador
Use condicionadores leves, com hidratantes suaves (hidrogel, por exemplo), mas somente nas pontas dos fios. Evite sempre que possível o uso de produtos 2 em 1 (xampu e condicionador no mesmo frasco). É importante enxaguar bem os cabelos para tirar todos os resíduos do produto.
Segundo Cesar Diniz, "o excesso de condicionador no couro cabeludo pode provocar caspa e até queda de cabelo. Você também pode optar pelo uso de cremes sem enxágüe (leave-in), desde que eles não sejam oleosos."

Passo 3: Hidratação
Aplique a máscara de tratamento e deixe agir de acordo com o tempo indicado na embalagem. A dica, nesse passo, segundo Cesar Diniz, é: "não aplique a máscara na raiz dos fios. Use apenas do meio para as pontas, para não deixá-los pesados e estimular ainda mais a produção sebácea. E claro: enxague muuuuuuito bem!"
Algumas vitaminas, como A e C, ajudam a evitar a formação dos radicais livres, impedindo o surgimento de oleosidade no couro cabeludo. Tome bastante água diariamente, para ajudar a regularizar a produção sebácea.

Passo 4: Secador
A temperatura do secador deve ser morna. O ar quente deve ser evitado a todo custo, pois aumenta a oleosidade. Mantenha o aparelho a 15 cm de distância dos fios. Quando terminar, diminua os arrepiados com um jato de ar frio. Passe o finalizador em quantidade moderada, para não deixar os fios com aspecto pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário